Coordenador Local de Projecto - Pemba.

O Comité Europeu para Formação e Agricultura (CEFA) está buscando recrutar um (1) Coordenador Local de Projecto para Pemba.

 

Resumo do Projecto

O CEFA coordenará a implementação do projecto "Kujenga Amani – Construir a Paz na Costa Suaíli", co-financiado pela União Europeia, que ocorrerá nas zonas costeiras e fronteiriças do Quénia, Tanzânia e Moçambique. Em Moçambique, as áreas de implementação serão quatro distritos de Cabo Delgado. O objectivo geral da acção é capacitar e mobilizar jovens mulheres e homens para se tornarem os principais atores e promotores dos processos de construção da paz e diálogo. Os objectivos específicos do projecto são: a) fortalecer a resiliência das comunidades da Costa Suaíli para prevenir e combater a violência e o conflito, por meio da disseminação de narrativas positivas e oportunidades de diálogo e intercâmbio; b) promover a liderança, agência e inclusão sociopolítica de jovens homens e mulheres nas regiões costeiras suaíli, como agentes de mudança na promoção de processos de construção da paz e prevenção da violência baseada na identidade.

 

Objectivos Gerais e Responsabilidades

Sob a supervisão do Coordenador Nacional de Projecto, o Coordenador Local será responsável pela coordenação geral das actividades do projecto, incluindo planeamento, implementação e monitoramento das actividades nos distritos de Cabo Delgado. Ele fornecerá assistência técnica ao pessoal do projecto e aos parceiros. O Coordenador Local reportará ao Coordenador Nacional de Projecto, com o qual concordará a estratégia de implementação, e manterá relações úteis com todas as partes interessadas no projecto. O Coordenador Local garantirá o cumprimento de todos os regulamentos dos doadores e das políticas e processos internos do CEFA.

 

Principais Tarefas

Coordenação, Planeamento e Implementação

Apoiar o Coordenador Nacional de Projecto no planeamento e programação de todas as actividades do projecto, apresentando regularmente planos de trabalho (incluindo previsões orçamentárias, planos de viagem, etc.) e garantindo a qualidade da implementação de acordo com o design e cronograma do projecto.

Coordenar e supervisionar directamente as actividades diárias relacionadas ao trabalho de campo implementado tanto pelo CEFA quanto pelos parceiros, incluindo pesquisas de base, estudos e investigações, mapeamento e capacitação de organizações da sociedade civil/CBOs (organizações comunitárias), seminários sobre construção da paz e protecção dos direitos humanos com os intervenientes relevantes e principais atores da comunidade (agências de segurança, autoridades locais, líderes religiosos, responsáveis pela educação), sessões de conscientização e campanhas de sensibilização para a paz.

Participar e organizar uma reunião semanal de coordenação interna com os técnicos de campo e parceiros para planejar actividades futuras, discutir desafios e sucessos, e compartilhar lições aprendidas.

Assegurar que o projecto tenha uma visibilidade adequada, de acordo com as Directrizes de Visibilidade da UE, e elaborar e divulgar as actividades e metas alcançadas com o projecto.

Submeter solicitações de fundos para actividades de campo ao Coordenador Nacional de Projecto, de acordo com os processos financeiros do projecto.

Assegurar que todos os documentos do projecto estejam correctamente preenchidos e disponíveis, como folhas de presença, memorandos de entendimento, atas de reuniões, contractos e acordos, relatórios de actividades, documentos comprobatórios de despesas, entre outros.

Coordenar, controlar e apoiar a implementação dos parceiros, garantindo que eles recebam o suporte necessário.

Apoiar a Monitorização, Avaliação, Responsabilidade e Aprendizagem (MEAL) e a gestão do conhecimento do projecto, por meio da colecta de dados, actualização da ferramenta de acompanhamento de indicadores e elaboração de relatórios regulares sobre as actividades realizadas, incluindo documentação de histórias de sucesso, melhores práticas e lições aprendidas.

Fornecer assistência técnica e capacitação à equipe do projecto em assuntos relacionados à construção da paz e prevenção de conflitos, incluindo promoção do diálogo inter-religioso, prevenção da violência baseada na identidade de género e sexual, combate à violência e comportamentos anti-sociais, protecção e promoção dos direitos humanos, abordagens centradas nos direitos humanos e nos sobreviventes, e comunicação sensível ao género e aos jovens.

Facilitar sessões de treinamento sobre o fortalecimento da capacidade das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e das Organizações Baseadas na Comunidade (CBOs), incluindo gestão do ciclo de projecto com base em resultados e elaboração de propostas e gestão financeira.

Estabelecer contactos com as autoridades locais e outros atores em representação da CEFA, incluindo comunidades locais, líderes religiosos, defensores dos direitos humanos, OSC lideradas por jovens e mulheres, CBOs, meios de comunicação, responsáveis pela educação e gestão de escolas, atores institucionais e autoridades locais.

Assegurar a qualidade, consistência e sinergias de todos os componentes do projecto com os parceiros do projecto.

Participar em conferências, mesas redondas e outros fóruns relevantes para o projecto.

Realizar outras actividades de acordo com o perfil e os conhecimentos técnicos, conforme solicitado pelo Coordenador Nacional de Projecto.

 

Candidatura

E-mail: cefamozambico@cefaonlus.it

Validade: 25/06/2023



Comentários

Postagens mais visitadas