Gestor/a de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem

 ANÚNCIO DE VAGA

 

POSIÇÃO: (1) Gestor/a de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem

SUBORDINAÇÃO: Directora de Departamento

LOCAL: Parque Nacional da Gorongosa, província de Sofala, Moçambique

DEPARTAMENTO: Departamento de Desenvolvimento Humano e Meios de Subsistência

SECTOR: Agricultura

BASEADO: Gorongosa; Nhamatanda; Muanza e Cheringoma

TIPO DE CONTRATO: Prazo Incerto (Duração do Projecto)

 

RESPONSABILIDADES CHAVES:

Supervisionar o sistema de monitorização, avaliação e aprendizagem (MEL) para comunicar o progresso em relação aos indicadores esperados.

Manter os procedimentos e directrizes de comunicação em conformidade com os sistemas e regulamentos acordados dos diferentes doadores.

Ajudar as equipes de projecto a aperfeiçoar o plano e o sistema de acompanhamento e avaliação em conformidade com o quadro de resultados do projecto.

Coordenar a colecta e a validação de dados, garantindo a exaustividade dos conjuntos de dados.

Acompanhar o desempenho do projecto em relação aos objectivos.

Contribuir para o fortalecimento das capacidades do pessoal e dos parceiros do projecto em actividades relacionadas com a MEL, incluindo a colecta, o uso e a divulgação de dados.

Fornecer apoio técnico para a análise de avaliações, estudos e iniciativas do projecto no terreno relacionadas com a MEL.

Colaborar no desenvolvimento de ferramentas, sistemas, processos e bases de dados melhorados/actualizados em estreita colaboração com o sector do programa.

Participar em equipes multidisciplinares e colaborar com parceiros e doadores para promover as melhores práticas de monitoria e avaliação.

Fornecer apoio técnico e desenvolvimento de capacidades em MEL para a equipe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Meios de Subsistência (DAF).

Promover a partilha de conhecimentos e as melhores práticas em MEL.

Elaborar relatórios de alta qualidade sobre os resultados do projecto em relação aos objectivos estabelecidos.

Apoiar o Departamento de Comunicação, Finanças e Administração na análise e síntese dos resultados e dados relacionados com a aprendizagem para a elaboração de relatórios e divulgação.

Estabelecer e aplicar um quadro MEL baseado em resultados para os projectos/programas do sector, em conformidade com os processos e procedimentos do doador.

Desenvolver as capacidades do pessoal do departamento em ferramentas e sistemas estabelecidos, função da MEL na garantia de qualidade e fortalecer uma cultura de reflexão aberta, aprendizagem e melhoria.

Liderar o processo de colecta de dados, análise, elaboração de relatórios e gestão da informação.

Estabelecer um sistema de responsabilização dos beneficiários e protocolos para o projecto.

Acompanhar as actividades dos projectos e o progresso em direcção aos resultados, fornecendo informações à gestão do Departamento de Desenvolvimento Humano e Meios de Subsistência para melhorar a eficiência e eficácia da execução do projecto, identificando restrições e recomendando medidas correctivas.

Realizar visitas regulares ao campo para apoiar a implementação dos diferentes programas do Departamento e identificar/recomendar adaptações necessárias, além de auxiliar na coordenação entre os vários técnicos no campo para garantir a execução efectiva das actividades de monitoria, avaliação e aprendizagem.

Coordenar o processo de avaliação do projecto, incluindo o gerenciamento das linhas de base, revisões intermediárias e avaliações, elaborando ou revisando os Termos de Referência (TdR) e avaliando a selecção da equipe de monitoria, avaliação e aprendizagem.

Identificar e formular lições aprendidas a partir das avaliações do projecto, estudos especiais e monitoramento para integrá-las aos esforços mais amplos de gestão do conhecimento.

Contribuir para o aperfeiçoamento do quadro lógico do projecto e garantir que a teoria da mudança do projecto seja clara e que os indicadores sejam SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais) e sensíveis ao género.

Organizar e manter o banco de dados de monitoria, avaliação e aprendizagem como parte do sistema central de gestão baseado no desempenho.

Desenvolver e implementar ferramentas adequadas de monitoria e avaliação (por exemplo, para colecta, verificação ou análise de dados precisos) de acordo com as melhores práticas.

Compilar relatórios mensais, trimestrais e anuais com base nos dados colectados, verificados e analisados em relação a todos os doadores e actividades do departamento, compartilhando-os com a Directora do Departamento e o responsável pela monitoria, avaliação e aprendizagem do Gabinete do Programa.

Coordenar com os gerentes a colecta de dados por meio de plataformas como CommCare, FMIS e outras em todos os sectores do departamento.

Desempenhar quaisquer outras funções atribuídas relacionadas à monitoria, avaliação e aprendizagem.

 

Ligações e parcerias:

Construir relações sólidas com organizações locais, partes interessadas do sector privado e agentes internacionais.

Participar de workshops, eventos de oratória, eventos de mídia, turnês e divulgação nas redes sociais para promover a organização e seus produtos.

Construir relacionamentos sólidos dentro da organização de implementação para garantir uma operação integrada.

 

Encoraja-se candidaturas do sexo feminino.

 

Convida-se aos interessados nesta vaga a enviar CV e carta de motivação até ao dia 04/07/2023, através do seguinte endereço electrónico: recruitment@gorongosa.net

A selecção será realizada através de avaliação curricular e desempenho na entrevista, e apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados para entrevista.



Comentários

Postagens mais visitadas