Assistente de Promoção de Higiene e Saneamento

 

 Introdução

A Solidar Suíça é uma organização não-governamental que atua no campo de cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária em Moçambique e outros países da África, América Latina, Ásia e Europa de Leste.

Em Moçambique, a Solidar Suíça está presente há mais de 30 anos, trabalhando nos programas de Democracia, Trabalho e Economia, além de prestar assistência humanitária na região central do país, especificamente nas províncias de Tete, Sofala e Manica.

No âmbito do programa de assistência humanitária, a Solidar Suíça está actualmente implementando o projecto “Resposta à Cólera”, com financiamento da UNICEF, que tem como objectivo fortalecer a prevenção da cólera e a capacidade de resposta na província de Manica durante a época chuvosa. O projecto visa principalmente promover a higiene e melhorar as condições de água e saneamento nos Distritos de Chimoio, Gondola, Manica, Vanduzi e Tambara, que foram afectados pela cólera.

Neste contexto, a Solidar Suíça busca contratar um Assistente de Promoção de Higiene e Saneamento, para o qual elaborou o presente Termo de Referência.

 

Objectivo da Função

O Assistente de Promoção de Higiene e Saneamento será responsável por apoiar a componente de WASH (Água, Saneamento e Higiene), com maior enfoque nas actividades relacionadas à infra-estrutura de água. Essa pessoa será encarregada de fornecer aconselhamento técnico, garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos e participar na supervisão e execução das actividades em campo.

 

Responsabilidades do Assistente de Promoção de Higiene e Saneamento

Realizar avaliações e diagnósticos técnicos na área de Água e Saneamento, propondo soluções e opções técnicas para a reabilitação de fontes de água avariadas nos locais críticos afectados pela cólera.

Realizar actividades de campo para colecta de amostras e monitoramento da qualidade de água em fontes dispersas e SAA (Sistemas de Abastecimento de Água), propondo melhorias com base nos resultados alcançados.

Apoiar a elaboração de Termos de Referência e a preparação logística (materiais e equipamentos) necessários para as intervenções relacionadas ao projecto.

Relatar quaisquer problemas e constrangimentos encontrados durante o curso das actividades e sugerir soluções operacionais.

Apoiar todas as actividades de WASH, especialmente as relacionadas às construções em andamento na Solidar Suíça.

Contribuir para a elaboração do plano de contingência para a época chuvosa.

Preparar relatórios de progresso das actividades, bem como planos de trabalho, relatórios semanais e mensais, mantendo comunicação constante com o Oficial de Ranas da Solidar Suíça.

Executar tarefas instruídas e assumir actividades especiais na área de água e saneamento, conforme orientação do Oficial de Wash/Coordenador do Programa.

 

Requisitos

Habilidades:

 

Experiência comprovada em execução de actividades de promoção de higiene e saneamento e mobilização comunitária.

Experiência de trabalho com ONGs.

Capacidade de analisar e resolver desafios no campo.

Conhecimento e habilidades em pacotes Microsoft Office e Excel, além de gestão de banco de dados.

Conhecimento avançado do aplicativo de levantamento de dados KOBO.

Atributos Pessoais:

Ser dinâmico(a) e comunicativo(a).

Habilidade para trabalhar sob pressão.

Capacidade de trabalhar em ambientes difíceis.

Elevado sentido de responsabilidade e proactividade.

Línguas:

Fluência na língua portuguesa (leitura e escrita).

 

Exigências

 

Carta de Candidatura

Curriculum Vitae

Nota: Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados para os próximos passos.

 

Candidatura

Endereço: Rua da Zâmbia 524, Bairro 2 – Chimoio

E-mail: recuritment@solidarmoz.org

Validade: 09/08/2023

Local: Chimoio, Manica-Moçambique.



Comentários

Postagens mais visitadas