Oficial em Saúde Mental e Apoio Psicossocial

 

Empresa: REPSSI (Iniciativa Regional de Apoio Psicossocial)

Localização: Cabo Delgado, Moçambique

Número de Vagas: 1

Duração: 20 Meses

 

A REPSSI (Iniciativa Regional de Apoio Psicossocial) é uma organização africana líder em Apoio Psicossocial, dedicada à promoção do bem-estar mental e psicossocial de crianças, adolescentes e jovens. A missão da REPSSI é garantir que todas as raparigas, rapazes e jovens desfrutem de um estado de bem-estar mental e psicossocial. A organização atua em colaboração com governos, parceiros de desenvolvimento e ONGs em treze países da África Oriental e Austral, fortalecendo as competências das comunidades e famílias para cuidar, proteger e nutrir as crianças e jovens.

 

No âmbito da implementação de um projecto financiado pelo UNICEF, com o objectivo de reforçar a capacidade dos trabalhadores sociais, OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e comunidades nas províncias prioritárias na programação do MHPSS (Saúde Mental e Apoio Psicossocial), incluindo a utilização de ferramentas e abordagens relevantes para o desenvolvimento e contextos humanitários, a REPSSI está à procura de um Oficial em Saúde Mental e Apoio Psicossocial.

 

Descrição:

 

Sob a orientação e supervisão do Director Nacional, o Oficial em Saúde Mental e Apoio Psicossocial apoiará a implementação dos programas da REPSSI no norte de Moçambique, com especial ênfase na província de Cabo Delgado.

Cooperação com o Oficial de Formação para elaborar planos de formação e apoiar o desenvolvimento de material relacionado.

Prestação de apoio e assistência na organização de eventos e formações relacionados com a promoção do bem-estar psicossocial das crianças e saúde mental.

Apoio à oficial de monitoria e avaliação e outros colaboradores do projecto nas actividades de campo.

Representação da REPSSI em encontros técnicos a nível provincial, especialmente nas reuniões do cluster de Saúde Mental e Apoio Psicossocial.

Garantir a assistência psicológica aos beneficiários e suas famílias.

Representação da REPSSI em eventos e encontros locais, a nível provincial e distrital.

Elaboração de relatórios de actividades mensais.

Apoio no desenvolvimento de material de Informação, Educação e Comunicação (IEC), como brochuras e folhetos.

Colaboração e parcerias com a mídia local para divulgar as intervenções da organização.

Articulação com entidades que reforçam o trabalho de campo, como SPGCAS, DPGCAS e SDMAS.

Realização de visitas de supervisão ao terreno para acompanhar as réplicas e outras actividades.

Colaboração com colegas na elaboração e apresentação de relatórios para todos os departamentos do governo que supervisionam as actividades da REPSSI em Cabo Delgado.

Participação e contribuição nas discussões e revisão de documentos e outros processos compartilhados pelo grupo técnico de Saúde Mental e Apoio Psicossocial.

Apoio em outras intervenções da REPSSI relacionadas com saúde mental e APS, como o apoio aos CATs (Clubes de Adolescentes e Jovens) e beneficiários do projecto READY.

 

Requisitos:

 

Idade superior a 18 anos.

Nacionalidade moçambicana.

Licenciatura e/ou pós-graduação em Ciências Sociais, especialmente Psicologia, Sociologia ou áreas afins.

Pelo menos cinco anos de experiência em gestão de programas na área de saúde mental e apoio psicossocial, bem como em serviço social e protecção da criança.

Experiência na concepção e desenvolvimento de materiais (manuais, IEC) na área de Saúde Mental e Apoio Psicossocial.

Experiência comprovada em gestão de parcerias com o governo e OSCs.

Experiência comprovada em capacitação e supervisão de actividades no campo.

Conhecimento e experiência de trabalho em contextos de emergência e conflito.

Experiência em trabalho comunitário na supervisão e apoio a agentes/voluntários comunitários.

Capacidade comprovada de elaborar relatórios.

Boas habilidades interpessoais.

Habilidade para trabalhar de forma autónoma.

Domínio de informática na óptica do utilizador (Pacotes do Microsoft e e-mail).

Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita em Português, Inglês e língua local.

 

Notas:

 

O(A) especialista em saúde mental e apoio psicossocial estará baseado(a) nos escritórios da REPSSI em Cabo Delgado, mas poderá ser solicitado a trabalhar noutras províncias de acordo com as necessidades. Ele/ela responderá directamente ao Diretor Nacional.

A REPSSI é uma entidade que oferece oportunidades iguais, independentemente de etnia, religião, género, orientação sexual, condição física, deficiência ou filiação partidária, não compactuando ou tolerando quaisquer situações de estigma ou discriminação.

A REPSSI não exige valores ou troca de favores para admissão de pessoal. Em caso de qualquer tentativa de extorsão, denuncie pelo e-mail: repssimozrecruitment@repssi.org.

 

Devido ao elevado volume de candidaturas, apenas os candidatos seleccionados serão contactados.

 

Como se Candidatar:

 

Documentação necessária:

 

Curriculum Vitae (apenas experiência relevante e incluir proposta salarial)

Fotocópia de BI

Carta de apresentação

Certificado ou Diploma de Habilitações Literárias

 

Candidatura:

 

Envie um e-mail para repssimozrecruitment@repssi.org e indique o assunto "Oficial em Saúde Mental e Apoio Psicossocial."

 

Perfil da Empresa:

 

A REPSSI é uma ONG que opera em 13 países da África Oriental e Austral, com o objectivo de fortalecer o bem-estar psicossocial e mental de milhões de crianças e jovens afectados pelo HIV/SIDA, pobreza e conflitos. Fundada em 2002, a REPSSI tornou-se o principal defensor e provedor de conhecimento especializado em apoio psicossocial em África. Em Moçambique, a organização tem escritórios em Maputo, no Bairro da Coop, Rua B, nº 247.



Comentários

Postagens mais visitadas